Tuesday, May 01, 2007

Venezuela vai se retirar do Bird e ameaça deixar OEA

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que vai formalizar a saída de seu país do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird) e afirmou que fará o mesmo com a Organização dos Estados Americanos (OEA), caso a entidade o condene por não renovar a licença da Rádio e Televisão Caracas (RTVC), que vence no próximo dia 26.
“Vamos nos retirar. Quero assinar a conta (de formalização de saída) esta noite e solicitar que nos devolvam o que nos corresponde”, disse Chávez em relação ao FMI e ao Banco Mundial, dirigindo-se ao seu ministro de Finanças, Rodrigo Cabezas.
“Nós temos lá (no FMI) um depósito, não sei a quanto chega”, que deve retornar “antes que nos roubem, porque são capazes de nos roubar, porque estão em crise”. “O FMI não tem dinheiro nem para pagar os salários”, declarou.
O presidente venezuelano disse que leu “em algum jornal” que o presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz, “está em tremenda confusão, pois tem uma namorada à qual deu um grande salário de não sei quantos milhares de dólares”.
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/05/2007.

Para comemorar o Dia do Trabalho, Chávez anunciou ontem um aumento de 20% no salário mínimo, que chegará aos US$ 286, e também a redução da jornada de trabalho de oito para seis horas diárias.

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home