Sunday, November 12, 2006

OMC teme pelo futuro de Doha

A vitória do Partido Democrata nas eleições legislativas dos Estados Unidos foi recebida na Organização Mundial do Comércio (OMC) como um 'sinal preocupante' para o futuro da Rodada Doha, lançada em 2001 e paralisada em julho.
O processo foi suspenso diante de um impasse nas negociações agrícolas. Os americanos se recusaram a reduzir seus subsídios aos níveis pedidos pelo Brasil, Índia e Europa. Já Bruxelas se recusou a cortar suas tarifas de importação de bens agrícolas enquanto Washington não reduzisse subsídios. Diante dessa equação, diplomatas na OMC apontam que a chave para destravar o processo está nas mãos dos americanos.
Um dos principais problemas, porém, é que a Casa Branca tem a autorização do Congresso para negociar acordos comerciais apenas até julho de 2007. Depois dessa data, o presidente George W. Bush somente manteria a negociação se tivesse sua autorização renovada. Mas com a oposição controlando a Câmara, as perspectivas de que a Casa Branca consiga isso são pequenas.
O que mais preocupa os negociadores da OMC é que, além de uma vitória do partido que não é o do presidente, há indicações de que os democratas que serão colocados para comandar os principais comitês da Câmara são contrários a cortes profundos em subsídios agrícolas ou tarifas de importação.
Fonte: O Estado de São Paulo
Leia o artigo completo clicando aqui.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home