Monday, November 13, 2006

Papa defende um novo modelo econômico global

O Papa Bento XVI disse ontem, dirigindo-se a fiéis na Praça de São Pedro, que o sistema econômico global precisa ser radicalmente alterado para a redução da fome. Citando um estudo da ONU segundo o qual, desde 1990, o total dos que não têm o que comer permanece o mesmo, ele condenou problemas estruturais na economia mundial que convertem os ricos em minoria.
Jesus ensinou a pedir "nosso pão", afirma Papa Segundo ele, a necessidade de mudanças decorre não só do "escândalo da fome", mas de questões emergenciais ligadas ao meio ambiente e à administração de energia.
- Há, sem dúvida, a necessidade de se eliminar as causas estruturais relacionadas ao gerenciamento do modelo econômico que atribui a maioria dos recursos à minoria da população - disse o Papa, reafirmando o pensamento de João Paulo II, que condenava os aspectos negativos da globalização e, por diversas vezes, pediu uma nova ordem mundial. - Jesus ensinou seus discípulos a rezar e pedir ao Pai celeste, não pelo meu, mas por nosso pão de cada dia - afirmou Bento XVI. Dados de 2006 da ONU sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) indicam que a soma da renda dos 500 mais ricos do mundo excede a dos 416 milhões mais pobres.
Fonte: O Globo

0 Comments:

Post a Comment

<< Home