Tuesday, August 08, 2006

Impaciência


foto

Meus amigos mais próximos conhecem minha admiração pela obra de Guimarães Rosa. Pouca gente sabe, no entanto, que Rosa estreou, não com "Sagarana", mas com um pequeno livro de poesias intitulado "Magma", que, aliás, foi o único desse gênero escrito pelo autor. O livro foi premiado em um concurso de poesias da Academia Brasileira de Letras, em 1936, e permaneceu inédito desde então. Há alguns anos, foi publicado pela Editora Nova Fronteira. Descobri-o em uma livraria mineira (coincidência?!) e não titubeei em adquiri-lo. Não só porque Rosa, na época, já era meu autor brasileiro predileto. Ao abrir aleatoriamente a publicação, deparei-me com a poesia que abaixo transcrevo. É linda! Apaixonante e apaixonada!
Leiam, mas façam-no com vagar, verso a verso, como quem cata as mais belas conchas da praia, como o grão-mestre de tai chi chuan executa seus movimentos, como quem colhe flores para a amada!...Deixem-se tomar pela "impaciência" do autor, sentindo-lhe a angústia, e depurando-a de nossa própria impaciência cotidiana.



Impaciência
(Duas variações sobre o mesmo tema)

João Guimarães Rosa


I
Eu queria dormir
longamente...
(um sono só)
Para esperar assim
o divino momento que eu pressinto,
em que hás de ser minha...

Mas...
e se essa hora
não devesse chegar nunca?...
Se o tempo,
como as outras cousas todas,
te separa de mim?!...

Então...
ah!, então eu gostaria
que o meu sono, friíssimo e sem sonhos
(um sono só)
não tivesse mais fim...


II
Se eu pudesse correr pelo tempo afora,
vertiginosamente,
futuro adiante,
saltando tantas horas tediosas,
vazias de ti,
e voar assim até o momento de todos os momentos,
em que hás de ser minha!...

Mas...
e se esse minuto faltar
nas areias de todas as ampulhetas?...
E se tudo fosse inútil:
a máquina de Wells,
as botas de sete léguas do Gigante?!...

Então...
ah!, então eu gostaria
de desviver para trás, dia por dia,
para parar só naquele instante,
e nele ficar, eternamente, prisioneiro...
(Tu sabes, aquele instante em que sorrias
e me fizeste chorar...)





Linda!...E significativa...ao menos para mim!
Até a próxima!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Não podia deixar de comentar... Sou amante de poesias, e essa me tocou de tal forma que agora também sou admiradora de Guimarães Rosa. Obrigada por dividir tamanha beleza... inspiração para os dias que se seguem.
Bjs da Tati

9:11 AM  

Post a Comment

<< Home