Thursday, August 03, 2006

Teoria Musical


Aproveitando minhas férias, tenho me dedicado a uma pequena empreitada musical com meu colega e amigo, percursionista e multi-instrumentista, Luciano Filizola. Selecionamos algumas músicas, que vão do samba ao rock, passando pelo forró. Sugeri um chorinho do João Pernambuco chamado “Reboliço”. A escolha não foi fácil. As alternativas estavam no tradicional “Sons de Carrilhão” e “Graúna”, do mesmo autor, e no famosíssimo “Odeon”, de Ernesto Nazareth. Todos são lindos! Mas foram desclassificados principalmente por minhas limitações técnicas. Não tanto no tocante à execução – pois isso é mesmo uma questão de repetir e adestrar os dedos -, mas, sobretudo, pela lentidão na leitura das partituras. Como não tenho exercitado a leitura e já não estudo teoria musical há séculos, caio no ciclo vicioso de me fiar no ouvido cada vez mais, alimentando um analfabetismo musical. It’s sad!
Para aqueles que querem estudar teoria, indico duas boas escolas, com preços módicos: A Escola Villa-Lobos, no Centro, e o curso associado à Escola de Música da Uni-Rio. Os dois são ótimos! Bom estudo!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home