Wednesday, November 01, 2006

Indiana Roney


Indiana Roney Posted by Picasa

Para quem está sentindo falta do Professor Roney Rios, que agora está trabalhando em arqueologia, no Mato Grosso, eis aí algumas notícias. Recentemente ele visitou um sítio arqueológico, às margens do Rio Paraguai, e é ele mesmo quem conta essa aventura.
Abraços!
O sítio aqueológico é dividido em diversas quadras, para sondagem. A escavação teve lugar por força da ação do rio Paraguai, que estava ameaçando o sítio. Moradores informaram que havia um crânio nas margens.
A partir daí, é feito um trabalho que se chama decapagem, ou seja, retirada de estratos de terra de 5 em 5cm, a fim de evidenciar qualquer vestígio de cerâmica, ossos, material faunístico, etc.
De alguma forma, acabei dando sorte, pois na quadra sob minha responsabilidade, me deparei com um sepultamento praticamente intacto, ao que parece de uma mulher jovem.
A conclusão se dá com base nas dimensões da bacia e no ritual dos índios xaraés (uma cultura que chegou até nós somente por crônicas dos conquistadores espanhois - lembrando que a região do sítio era território da Espanha, antes de Portugal alargar os limites de Tordesilhas).
Por outro lado, só os exames de laboratório podem fornecer informações mais seguras. Por exemplo, conversei com um dos guias, que é descendente dos índios bororos, outra etnia da região. O mesmo me explicou que as jovens virgens eram sepultadas com as pernas fletidas, um domo para cobrir o crânio, uma das mãos sobre as genitais, conforme a configuração do esqueleto. Assim, só com base no registro aqueológico fica difícil saber.
Ainda existe muito a se pesquisar...vou acompanhar agora a etapa de laboratório.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home