Wednesday, December 20, 2006

Obras de Arte


Guernica, Stonehenge, O Grito, A dança, O Exército de Terracota e o Anjo do Norte. Esses e ainda outras belíssimas obras podem ser vistas no site Metafilter, que os intitula "50 works of art you should see before you die".
Outra dica do Favoritos.

Cadeira de Leitura

Pra quem gosta de constante leitura, como meu amigo Oscar, um bom presente de Natal é essa cadeira aí acima, encontrada no site The style files.
Dica do Favoritos.

Sunday, December 17, 2006

Bancas de Monografia

Queridos Leitores,
Após duas semanas de intenso trabalho de encerramento das atividades do semestre letivo, volto a postar, esperando manter alguma freqüência daqui por diante.
Apesar do sufoco que se passa em fim de período, é gratificante contemplar o trabalho realizado, particularmente aquele construído coletivamente, por meio de bancas de monografia. As bancas, em geral encaradas como um suplício pelos estudantes, representam uma chancela acadêmica de essencial importância, parece-me. E criam um espaço de debate entre professores e alunos formandos dos mais enriquecedores de todo o curso. Já participei de mais de duas centenas de bancas, principalmente no curso de Relações Internacionais, e invariavelmente aprendo muito com meus alunos e colegas. Assim, agradeço pelos convites a mim formulados, pois expressam uma confiança em minha avaliação, ao mesmo tempo em que me conferem uma preciosa oportunidade de aprendizado.
Abraços a todos!

Monday, December 11, 2006

Pinochet imortal

AUGUSTO PINOCHET morre, mas não se vai. E não só pelo que suas escassas idéias e seus tantos feitos signifiquem, em passado e em presente, para a metade do Chile que o idolatra e para a metade do Chile que o abomina.
Augusto Pinochet foi até ontem, em vida, e será ainda por tempos incalculáveis, como memória, a prova mais aberrante de que o ciclo militarista na América do Sul perdeu suas ditaduras, mas o espírito que o constituiu sobrevive e se impõe incontestado em quase todas as ex-ditaduras. Exceto só, em grande parte, a Argentina de Néstor Kirchner.
Leia mais clicando aqui.
Fonte: Folha de São Paulo

Thursday, December 07, 2006

Skydive

Para simular um salto de pára-quedas, aterrisando em um estádio de futebol, assista a esse vídeo. Dica do Favoritos.
Abraços!

EUA impõem sanções contra loja paraguaia

O governo americano impôs ontem um embargo contra um shopping center e uma loja de eletrônicos paraguaios e sobre nove pessoas que vivem na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Segundo o Departamento do Tesouro dos EUA, as instituições e o grupo são parte de um dos principais canais de financiamento da milícia xiita libanesa Hizbollah.Sob o embargo, cidadãos americanos ficam proibidos de fazer negócios com a galeria Pajé e a Casa Hamze. Além disso, contas bancárias e outros ativos financeiros nos EUA que pertençam aos nove envolvidos serão congelados.O Tesouro alega que essas pessoas enviaram ajuda financeira e logística para o Hizbollah. Os EUA consideram o grupo uma organização terrorista e o culpam por ter detonado a recente guerra contra Israel que durou 34 dias e deixou centenas de mortos, a maioria no Líbano.
Para ler mais, clique aqui.
Fonte: Folha de São Paulo

Wednesday, December 06, 2006

Campanha contra o filme "Turistas"

Circula na internet uma campanha contra o filme "Turistas", que conta a história de seis jovens que vêm passar férias no Brasil e acabam assaltados, drogados e vítimas de uma quadrilha de tráfico de órgãos.
A crítica do periódico Variety, especializado em entretenimento, diz que o filme é mais desagradável que assustador e que inclui cenas de xenofobia, exploração sexual, sadismo e muito sangue.
Veja o que dizem outras críticas americanas:

"New York Times": Se a estupidez fosse crime, esses estúpidos do horror barato levariam chicotadas por um bom tempo em Attica
(famosa prisão americana instalada em Nova York).
"Entertainment Weekly": Você acreditaria se eu dissesse que o terrível assassino de "Turistas" é a pessoa mais humana, responsável e de caráter do filme?

"Atlanta Journal-Constitution": Junte num filme turistas irritados e medrosos, a violenta América do Sul como cenário, jovens sedentos por sexo com muito horror. Isso não é só entretenimento, mas um produto pronto para entrega na sua casa.
"Chicago Tribune": Estou com medo. Ficarei muito tempo sem abrir uma gaveta de escrivaninha durante minha vida.
"Hollywood Reporter": Tudo começa a desmoronar até o meio do caminho. Mas antes de tudo há um completo emaranhado, com roteiro confuso e obscuro.

Um mundo tão complexo precisa de uma boa explicação


O diário mexicano Milênio está com uma divertida campanha publicitária, cujo mote é "Um mundo tão complexo precisa de uma boa explicação".
Veja as outras imagens da campanha: 1 - 2 - 3 - 4

EUA não estão vencendo no Iraque

O Senado dos EUA aprovou ontem Robert Gates como novo secretário de Defesa, em substituição a Donald Rumsfeld. Gates ganhou os votos dos democratas depois de expor sua visão sobre Iraque em sabatina na Comissão das Forças Armadas do Senado. Questionado se achava que os EUA estavam ganhando a guerra, respondeu: "Não, senhor". Gates também disse que os EUA só devem atacar o Irã como "último recurso" e que não apoiaria uma ação contra a Síria. "Já vimos no Iraque que, uma vez deflagrada a guerra, ela se torna imprevisível." E acrescentou: os reflexos de uma guerra no Irã seriam "bastante dramáticos".
Fonte: Valor Econômico

Tuesday, December 05, 2006

Cepal mostra melhoria de condições na América Latina

O Brasil e o Chile são os únicos países que já cumpriram a primeira etapa das Metas do Milênio. A pobreza afeta cerca de 205 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe, o que corresponde a 38,5% da população, segundo dados deste ano, que foram divulgados ontem em Santiago pela Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal). Segundo a instituição, o Brasil está entre os países onde houve uma sensível melhora quanto à distribuição de renda. O relatório acrescenta que Brasil e Chile são os únicos países que já cumpriram a primeira meta das Nações Unidas. A estimativa é melhor que os 39,8% de pobres que havia em 2005 - cerca de 209 milhões de pessoas - segundo o relatório "Panorama Social da América Latina 2006", da Cepal. E embora a desigualdades tenham mantido sua tendência na região, "os últimos seis anos mostraram uma melhoria bastante generalizada, particularmente em quatro países: Brasil, El Salvador, Paraguai e Peru.
Para ler mais, clique aqui.
Fonte: Gazeta Mercantil

Monday, December 04, 2006

Calendário Pirelli


Calendário Pirelli Posted by Picasa
As fotos do novo calendário Pirelli estão disponíveis na internet. Além de ver imagens de Penelope Cruz, Naomi Watts, Hillary Swank, Sophia Loren e Lou Doillon, você ainda pode conferir todas as edições anteriores do calendário, desde a década de 60.
Dica do Favoritos.

Pinochet e Chile: uma relação inapresentável

Quem rezava ontem, no Chile, para que Pinochet não morresse? Obviamente sua família, assim como quem o chama de "el tata" [papai] e admira o "valente soldado" que derrotou o comunismo. Os mesmos que foram homenageá-lo diante de sua casa para celebrar seu aniversário número 91. E diante dos quais disse que assumia "a responsabilidade política por todo o realizado". Mas também rezavam as famílias das vítimas e todos os chilenos que se solidarizam com a causa dos direitos humanos. Parece estranho, mas é assim. Porque sua morte fecharia todos os processos com um selo lapidar: "arquivado definitivamente por morte do imputado" (artigo 93 do Código Penal). E se Pinochet morre sem nenhuma condenação estabelece-se um marco que marcará o Chile com um selo indelével: sua incapacidade para fazer justiça. A transição chilena teve um preço: a impunidade de Pinochet. Assim, o ex-ditador entregou a faixa presidencial a Patricio Aylwin no dia 11 de março de 1990 e continuou, por mais oito anos!, como chefe do Exército. Com a chave do arsenal na mão, impediu toda investigação judicial que o implicasse ou a membros de sua família. Depois desses oito anos de impunidade, tirou o uniforme para se tornar senador vitalício. E ainda estaria no Senado se não fosse pela ação da Justiça espanhola. Ficou preso em Londres por mais de 500 dias. O Chile defendeu seu direito de julgá-lo e logrou sua repatriação "por razões de compaixão", diante de sua frágil saúde. Fragilidade que evaporou ao pisar em terra chilena, naquela famosa cena em que se levantou da cadeira de rodas. Quando as provas contra ele eram irrefutáveis -no caso da Caravana da Morte- as cortes o declararam louco em 2001. Arquivamento definitivo por demência do acusado. Novamente foi uma mão estrangeira que colocou as coisas em seu lugar. O Senado dos EUA revelou suas contas secretas em 2004, contas em que Pinochet decidia milionários movimentos de dinheiro com uma cordura a toda prova. Isso obrigou as cortes a declará-lo novamente "sujeito apto de processo". E nisso estamos no Chile. Mas nenhum juiz se atreveu a condená-lo. Mas há muitos a quem a morte de Pinochet cai como uma luva, além daqueles juízes com essa "batata quente" nas mãos. A direita política precisa se desfazer do pesado fardo de sua herança se quiser chegar ao governo. E a Concertação governista precisa resolver essa impunidade pela via mais fácil.
Texto de Patrícia Verdugo, publicado na Folha de São Paulo.

Sunday, December 03, 2006

TV Brasil Ano 50

Muito bacana esse site que mostra extratos da produção brasileira para televisão desde os anos 50. Trata-se de uma pesquisa muito bem feita que resultou em um registro de memória importante de nossa história. Além disso, é divertido assistir a programas e comerciais veiculados nas últimas décadas, lembrar-se de alguns deles e presenciar o que fazia a cabeça de nossos pais. Vale a visita ao TV Brasil Ano 50.
Abraços!

Itamaraty afasta indicados políticos das embaixadas

Com carta-branca de Lula, Amorim pretende nomear cada vez mais quadros internos para representar País. Por ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os políticos estão sendo afastados das Embaixadas do Brasil. Munido de carta-branca para fazer girar a ciranda de postos do Itamaraty no exterior, o chanceler Celso Amorim pretende indicar cada vez mais embaixadores 'juniores' para as representações brasileiras. 'O presidente Lula estabeleceu uma política de total confiança nos quadros formados pelo Itamaraty', comemora o chanceler.
Para saber mais, clique aqui.
Fonte: O Estado de São Paulo

Friday, December 01, 2006

Tour pela Grande Muralha


Clique aqui para ter uma visão panorâmica da Grande Muralha da China. Se quiser ver belas fotos em preto e branco dessa antiga construção, clique aqui.

Itamaraty e a crise de Darfur

Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez sua visita à África, o Itamaraty preferiu nesta semana se abster na votação na Organização das Nações Unidas de uma solução proposta pelos países ocidentais para a crise humanitária na região de Darfur, no Sudão, considerada pela ONU a mais grave do mundo. Nos últimos dias, o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas vem debatendo o assunto. Europeus e outros países ocidentais propuseram uma resolução em que se pedia que o Sudão investigasse e punisse autoridades dentro do governo responsáveis pelos massacres. Mas com o apoio dos países árabes, africanos e com a abstenção do Brasil, o Sudão conseguiu evitar a aprovação da proposta. Zâmbia, Filipinas e Ilhas Maurício também se abstiveram. O conflito começou em fevereiro de 2003 entre população de etnia africana do país e governo muçulmano do Sudão. Cerca de 2,5 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas temendo as ações dos janjaweed, milícia conhecida por sua brutalidade contra os rebeldes em Darfur. O governo do Sudão sempre negou que esteja apoiando a milícia. Mas peritos da ONU acusam os representantes de Cartum de dar um apoio velado e de não punir os massacres. O Brasil preferiu aprovar uma resolução proposta pelos próprios governos africanos, que pede o fim da crise, mas deixa a questão para ser resolvida entre os países do continente.
Fonte: O Estado de Minas

What are you sinking about?


Outro comercial bem feito. Esse é da Berlitz e é muito bem humorado.
Abraços!