Monday, August 14, 2006

Enamorado

Escrevi esse poema há uns cinco anos e o submeti a um concurso de poesia. O resultado pareceu-me decepcionante à época: 19º lugar, em 20 que seriam premiadas. Imaginava que não haveria mais do que 100 poemas inscritos. Soube depois que houve 600 concorrentes. A partir daí passei a considerar uma certa condescendência dos examinadores em relação ao texto...
Abraços a todos!
Enamorado

Rickson Rios

Incauto, fui cravejado pela seta mitológica.
Achei-me amante de linda jovem;
lutei demente por minha razão;
tombei prostrado ante a paixão.
Sovado.

Um relance de seu olhar
iluminou-me adolescente.
Peito irrequieto, comprimido,
arfando o ar de seu ar.
Silente.

Minha boca, em nervosia seca,
quis beber dos lábios viçosos
o vinho rubro de seu batom,
beijar-lhe as palavras fluentes.
Sedente.

Agora, nos longes da cidade-verão,
Procuro suas linhas nas bachianas melodias;
seu cheiro, na brisa do mar noturno;
seus olhos, no brilho que escapa ao filtro
das folhas da amendoeira defronte.

E se a natureza não a repete
na perfeição que lhe compete,
encarcero sua imagem
em minha lavra poeta:
pra tê-la mais perto de mim.

P.S.: Sei que, depois de publicar poesias de Fernando Pessoa e de Guimarães Rosa, o nível caiu sensivelmente...vou tentar recuperá-lo em breve! Abraços!

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Parabéns pela poesia! Lindíssima!

9:27 PM  
Blogger Rickson Rios said...

Marcela, minha querida,
Você é sempre muito generosa!
Um beijo!

6:38 AM  
Anonymous Anonymous said...

Rickson, aqui estou para confessar que fiquei dormente dos pés à cabeça quando li o seu poema.(rs) Espetacular! Você é uma surpresa mesmo. Não bastasse ser o maravilhoso professor e especial amigo que é, revela-se um poeta. Admiração é pouco para expressar tudo o que sinto por ti, Rickson.

3:03 PM  

Post a Comment

<< Home