Tuesday, October 31, 2006

Questões da Boa Vontade

Eis abaixo as questões de Direito Internacional Público e Privado que foram pedidas em provas para ingresso no Instituto Rio Branco. As resoluções dos problemas devem ser remetidas, impreterivelmente até o dia 11 de novembro, para o endereço ricksonrios@hotmail.com. Normalmente não utilizo esse endereço, a não ser para fins de registro no MSN. Por isso, a caixa postal está vazia. Não enviem as respostas para os endereços do UOL ou Gmail. Identifiquem-se no campo assunto do e-mail: escrevam DIP ou DIPriv, nome, dia da semana e horário em que têm aula, bem como o campus. Exemplo: Assunto (ou Subject): DIPriv - Fulano de Tal, 4a feira, manhã, 2º tempo, Nova América.
Como sabem, essas questões não valem pontos ou horas RAC, mas servem para que vocês tenham a oportunidade de treinar o conhecimento adquirido em sala de aula. Respostas idênticas não serão consideradas.
Abraços a todos e Boa Sorte!

Questões de Direito Internacional Privado
1. Em 1995, Tito, à época cidadão italiano, cometeu crime de roubo na Alemanha. Em 1996, veio para o Brasil e aqui chegou a receber a nacionalidade brasileira, em 1998. Em março último, o Brasil recebeu pedido de extradição de Tito, formulado pela Alemanha. Examine, do ponto de vista das limitações à extradição relacionadas com a nacionalidade do extraditado, se existe obstáculo intransponível para a concessão da extradição requerida.(IRBr - 1999)

2. Três indivíduos - X, Y e Z - pretendem ingressar na carreira diplomática brasileira. X nasceu em Brasília, quando seus pais, nacionais da Arcolândia, representavam diplomaticamente seu Estado junto ao governo brasileiro. X sempre morou no Brasil. Y nasceu em Arcolândia, filho de pais brasileiros, que ingressaram clandestinamente naquele país e nunca registraram o filho em repartição consular do Brasil. Aos vinte anos de idade, Y veio morar no Brasil, quando optou pela nacionalidade brasileira. Z nasceu em um navio, em alto mar, de bandeira arcolandiana, quando seus pais, ambos nacionais da Arcolândia, imigravam para o Brasil. Recentemente, Z requereu, com êxito, a nacionalidade brasileira. Analise, à vista da nacionalidade dos três indivíduos, as possibilidades de cada um ter aceito seu pedido de inscrição no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, do Instituto Rio Branco.(IRBr - 1997)

3. A Senhora W, nacional de Pasárgada, onde tem domicílio, decide ir a Futurolândia, conhecer determinado museu. Para tanto, solicita concessão de visto ao Consulado-Geral de Futurolândia — condição necessária para que nacional de Pasárgada entre no território do país irmão. Após os trâmites consulares de estilo, ela recebe visto de turista com validade de sessenta dias. Com alguma dificuldade econômica, adquire as passagens e providencia reserva em hotel. Ao chegar a Futurolândia, agentes da imigração desconfiam da Senhora W. Trata-se de uma afro-pasargadense de alguma idade, que nunca tinha estado em território futurolandense. Determinam, assim, interrogatório. A Senhora W tem péssimo domínio do idioma local. A entrevista é desastrosa. Ela, de resto, não traz consigo dinheiro suficiente — pela ótica das autoridades locais — para permanecer duas semanas em Futurolândia. O desfecho do incidente é a denegação de entrada. A Senhora W é detida e acorrentada a um banco, no próprio aeroporto, aguardando a partida do primeiro vôo para Pasárgada.Transtornada com o ocorrido e com a perda do investimento feito (passagem, hotel etc.), ela procura orientação sobre eventuais medidas jurídicas a serem tomadas. Aconselhe-a sobre o que fazer. (IRBr - 2001)

Questões de Direito Internacional Público
1. Considerando o disposto no art. 5º , § 2º , da Constituição Brasileira de 1988 ("Os direitos e garantias expressas nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte"), analise a possibilidade de se conceder estatura constitucional aos tratados internacionais sobre direitos humanos, ratificados e promulgados pelo país depois de 1988.(IRBr - 1999)

2. Comemora-se, em 1998, o cinqüentenário da aprovação, pela Assembléia Geral das Nações Unidas, da Declaração Universal dos Direitos do Homem, sob a forma de resolução, sem nenhum voto contrário. Dessa Declaração diz-se que adquiriu "grande autoridade moral e política e que o seu impacto na teoria prática do direito tanto internacional como nacional tem sido profundo" (John Humphrey). A Declaração tem sido invocada por inúmeros governos para justificar posições adotadas no âmbito internacional. Tem servido, também, de fundamento para decisões proferidas por tribunais nacionais. Tem sido, ainda, incorporada, total ou parcialmente, às constituições de diversos Estados. Além disso, não se registra manifestação oficial de Estado algum, recusando qualquer de seus enunciados. Analise, a partir do conhecimento das fontes do direito internacional, se a Declaração é juridicamente vinculante para os Estados ou se possui mera força de recomendação. (IRBr - 1998)

Relatório da FAO indica estagnação no combate à fome

Segundo estudo, 854 milhões de pessoas não têm acesso a comida A redução da fome no mundo está estagnada, advertiu ontem a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) ao apresentar o relatório 'O estado da insegurança alimentar 2006'. O documento, que se refere ao biênio 2001-2003, revela que 854 milhões de pessoas passam fome de forma crônica no mundo.O número se manteve nos mesmos níveis de 1996, quando foi realizada a Cúpula Mundial da Alimentação, em Roma, onde os líderes de diversos países se comprometeram a reduzir pela metade o número de pessoas com fome crônica até 2015 - meta que, segundo a FAO, 'exigiria uma forte aceleração da taxa de redução da proporção de pessoas desnutridas'.Dos 854 milhões de famintos que há no mundo, 820 milhões vivem em países em desenvolvimento, 25 milhões são dos países da antiga União Soviética e 9 milhões vivem nas nações mais ricas.
Fonte: O Estado de São Paulo

China na OMC

A China vai ser acionada no sistema de solução de controvérsias da OMC. Países ocidentais deram a entender que esse é o começo de uma série de reclamações. Cinco anos depois de ingressar na Organização Mundial do Comércio (OMC), a China enfrenta seu batismo de fogo no sistema de livre comércio mundial ao enfrentar sua primeira queixa por acúmulo de excedentes comerciais. A OMC aceitou na semana passada arbitrar a queixa apresentada pelo Canadá, Estados Unidos e União Européia (UE) contra os impostos aduaneiros aplicados por Pequim sobre peças sobressalentes para automóveis. Os países ocidentais, irritados pelos crescentes déficits comerciais frente à China, deram a entender que essa será a primeira de uma série de queixas contra o país asiático.
Fonte: Gazeta Mercantil

Corrida de Balões

Esse vídeo foi feito durante a última corrida anual de balões da cidade de Reno, no estado norte-americano de Nevada, que ocorreu em setembro desse ano. Foram 106 balões que subiram em massa!
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em The Great Reno Balloon Race.

Reunião


International Relations Fellows Posted by Picasa

O almoço aconteceu no sábado passado, no restaurante Caravela do Visconde, e mereceu uma esticada até o café da livraria Prefácio. E é claro que não falamos só sobre relações internacionais...
Presentes estavam (segundo o sentido horário da foto superior esquerda) Oscar, Leonardo, eu, Carlos Lacerda e Emerson. O registro fotográfico ficou por conta do sempre precavido Leonardo.

V = kx + yz


O post abaixo foi escrito por Pequena, em seu blog, Adorodeio. Trata-se de uma forma de expressar racional e positivamente os fatores que determinam nossas vidas. Achei bacana...espero que gostem.
Abraços!

“Você não vai crescer mais vinte centímetros, querida. Se quer que alguma coisa seja diferente na sua vida, é melhor trabalhar com algo que você possa mudar”.
"Eu tinha quinze anos a menos e dez quilos a mais quando ouvi isso, e na mesma hora percebi que era uma verdade. Eu tinha uma teoria que me parecia muito lógica e ponderada segundo a qual eu era gorda porque não tinha crescido. Minhas irmãs eram altas e magras, eu era gorda e pequena – logo, eu era gorda porque não tinha crescido. E, ainda bem (porque as pessoas menos dispostas a puxar seu saco são justamente as que mais te ajudam), um dia eu ouvi essa frase. A teoria da gordura/tamanho cedeu lugar a outra muito mais interessante, que foi repetidamente confirmada ao longo do tempo, e que agora eu batizei de teoria das constantes e das variáveis. Eu entendi que a vida da gente é tipo uma equação matemática, composta de constantes (k) e de variáveis (x, y, z). As constantes são os fatos e circunstâncias importantes e imutáveis da vida. Porque são importantes, costumam se converter naquelas teclas sobre as quais a gente insiste em bater, naquelas constatações sobre as quais a gente se debruça repetidamente, lágrimas nos olhos: o fato de que você teve um pai ausente, que nasceu pobre, que foi prejudicado por uma crise econômica, que não vai passar de um metro e meio de altura. Tudo isso pode ser verdade, pode ser tudo muito importante – mas é tudo absolutamente imutável. E deve ser tratado como tal: deal with it. Nada de conformismo no que estou dizendo, porque na equação que eu inventei pra traduzir a vida existem também as variáveis. Os x, y e zês. Estudar e mudar de profissão, trabalhar e ganhar dinheiro, economizar e comprar um carro. Emagrecer. Mudando as variáveis, você muda o resultado. A constante pode até ficar lá, paradinha, não importa. É o que você faz das suas variáveis que pode mudar o resultado da sua vida. Tendeu"?

Monday, October 30, 2006

Bom Dia!

Hoje terei atividades acadêmicas até o fim da tarde. Como na universidade não tenho como postar, à noite blogo outro texto.
Não me esqueci das questões de DIP e de DIPr, pedidas na prova do Itamaraty, que prometi postar aqui. Vou colocá-las hoje ou amanhã pela manhã.
Ah...não cheguei a comentar, mas Lula venceu o segundo turno com cerca de 60% dos votos válidos. Ao que parece, a disputa das eleições vai continuar nos fóruns institucionais. Segundo o colunista da Folha de São Paulo, Josias de Souza, "os partidos que se reuniram em torno da candidatura de Geraldo Alckmin planejam atuar em bloco na oposição a Lula durante o seu segundo mandato. Será, nas palavras do líder do PFL no Senado, José Agripino Maia (RN), 'uma oposição três vezes mais severa do que foi no primeiro governo.' ”
Os próximos anos prometem muitos embates em Brasília.

Sunday, October 29, 2006

Sobre violas e blogs

Como alguns dos meus leitores sabem, gosto muito das músicas do Almir Sater. Há uma estrofe em uma de suas canções, "Viola e Vinho Velho", que expressa uma verdade aterradora. Diz assim:

"Viola acha graça
se o dono se apaixona.
Mas assim que ele sara,
ela estranha e semi-tona".

Esse instrumento é realmente temperamental. Suas dez cordas de aço vibram, guardando uma certa consonância com o coração do violeiro. Além disso a viola é um instrumento misterioso. Reza a lenda que violeiro só é bom se fizer um pacto com o demo. Entretanto ele, tendo me escutado tocar, desistiu logo do meu caso. Afinal, o demo não pode fazer milagres...
Pois bem, ao que parece, também assim são os blogs. Como sabem, andei afastado de minhas atividades como escritor. Voltei a postar há pouco tempo, mas meu blog está me estranhando! Eu crio um texto, tento publicá-lo e, por vezes, o blog não me dá a menor bola! Inventa um erro obscuro de HTML e encerra a discussão. Não definitivamente. Com o tempo (em geral algumas horas) o blog esquece e volta a me publicar. Assim vou propor ao Almir Sater uma estrofe diferente:

Blog acha graça
se o dono cai de amores.
Mas assim que ele sara
ele birra e faz horrores!

Ok...nunca disse que era um bom poeta! Mas vou torcer para que meu blog aceite a brincadeira e publique esse post.
Bom, encerro aqui, pois ainda tenho que afinar minha viola...
Abraços a todos!

O Muro


Na última quinta-feira, dia 26 de outubro, George Bush sancionou a lei que determina a construção de uma barreira dupla de cerca de 1,1 mil km, fechando parte dos 3,3 mil km da fronteira entre Estados Unidos e México. Atualmente, apenas 120 km da fronteira estão demarcados, com cercas. Se o muro for construído, as rotas que ainda ficarão abertas provavelmente serão apenas as mais perigosas. Com isso, os casos de mortes poderão aumentar. Segundo a patrulha de fronteira americana, em 2005, 460 imigrantes morreram tentando ir para os Estados Unidos, o que superou o recorde de 2000, com 383 mortos. Estes números não são considerados completamente precisos. Para muitos analistas, não há dúvidas de que se trata de uma medida eleitoral. Os republicanos querem mostrar mão-de-ferro para resolver o problema da imigração ilegal. Também setores mais conservadores do partido Democrata apoiaram a lei (como a ex-primeira dama Hillary Clinton).
Fonte: BBC Brasil

A Inexorabilidade do tempo

Interessante como o tempo nos modifica. Veja aqui os efeitos do tempo sobre uma família argentina que se fotografa desde 1976.

Saturday, October 28, 2006

Intercampi II


Acima: Aline e Pedro; Abaixo: Tinoco e Juliana Posted by Picasa

Hoje pela manhã tive a oportunidade de assistir à palestra do meu colega e amigo, Alexandre Tinoco, sobre Controle de Constitucionalidade e, como não poderia deixar de ser, foi excelente! O Tinoco alia, com tranqüilidade, conteúdo, didática e um domínio de público exemplares. Parabéns Tinoco!
A foto acima, confesso, copiei da Aline, mas reune, de uma só vez, pessoas por quem tenho simpatia. Meus dois dedicados alunos de Direito Internacional Privado, Aline e Pedro, e meus colegas Tinoco e Juliana. Dessa, aliás, em nosso último encontro, tive a oportunidade de ouvir as palavras em belo discurso proferido em formatura em que fomos homenageados.
Abraços a todos!

Intercampi

Hoje é dia de Intercampi...várias oficinas e atividades para os alunos e professores do curso de Direito da UNESA. O evento acontece no campus Tom Jobim. Eu vou pra lá!

Friday, October 27, 2006

AirTap

No melhor estilo Stanley Jordan, esse músico, Erik Mongrain, dá um show percutindo a guitarra. A música fica cheia de efeitos que, apenas ouvindo, fica difícil imaginar como é executada. Vale dar uma espiada.




Talvez se eu treinar um pouquinho...

Foto de Família


Foto de Família. Fonte: Blog Querido Leitor Posted by Picasa
Uma fotografia um tanto difícil de ser compreendida aos nossos olhos ocidentais. Afinal, como é que se vai reconhecer quem é quem nessa foto?

Truque


Não sei se é porque eu quase passei a noite em claro, mas até agora eu não descobri como esse sujeito faz esse truque. Se alguém descobrir, pode comentar.

Labels:

Friends

Aqui está o vídeo com as fotos dos encontros musicais realizados nos meses de julho e agosto desse ano. Acho que ficou bacana!
Abraços!

Para chorar as mágoas...


Travesseiro-colo Posted by Picasa
Os japoneses já têm um colo onde podem chorar suas mágoas. Pelo módico preço de US$90.00 é possível adquirir-se um colo feminino, digo, um travesseiro em formato de colo feminino.

O que maquiagem e o photoshop não fazem...


Esse vídeo é impressionante...faz parte da campanha de "Real Beleza" da Dove. O melhor é moderar o encantamento por uma beleza perfeita.
Abraços!


Thursday, October 26, 2006

Bom Dia!

Population Clocks

U.S.
300,068,023

World
6,552,832,859

05:30 Horário de Brasília - Oct 26, 2006

Os EUA chegaram a 300 milhões de pessoas. O mundo tem mais de 6,5 bilhões. Isso é para colocar as coisas em perspectiva. Para os que estão solitários, a notícia é boa. Já para os que procuram a alma gêmea...

Wednesday, October 25, 2006

Refúgio e Asilo

Um de meus alunos da pós-graduação, Vitor, pediu-me que disponibilizasse o quadro de diferenças entre os institutos jurídicos do Refúgio e do Asilo Político. Abaixo apresento uma pequena tabela com as essenciais distinções.


Além disso, deixo aqui os links onde podem ser encontrados textos que concernem ao tema:

Saudosismo

Reproduzo abaixo um post da Rosana Hermann, do blog Querido Leitor, e que me parece muito oportuno.
Abraços!
Saudosismo
Não sou nem contra nem a favor, apenas não curto o saudosismo. Desde que descobri o sentido da vida, 'sempre em frente', constatei que não faz sentido viver nem das glórias nem das mágoas do passado. Claro que não podemos esquecer as origens, raízes, folhas e caules, evidentemente. Não é esquecer é só não glorificar.No entanto, tenho percebido que muitos homens, como escritores, cineastas, à medida que envelhecem, dão mais e mais importância à infância.São cronistas de sessenta anos falando da primeira amada, escritores falando da infância pobre na cidade de origem, cineastas recriando os tempos de menino. O que não gosto no saudosismo é que sempre se tem a impressão de que tudo era melhor, mesmo que mais sofrido, mais lírico, poético e que já não se fazem mais passados como antigamente. O que me parece é que nossa memória é que romanceia o passado. Não é um arquivo jornalístico e imparcial mas literário e totalmente ficcionado.Bom mesmo é hoje, é estar vivo, é saber que podemos mudar de vida, de atitude, que a felicidade é efêmera mas acessível, que podemos ser donos do nosso caminho. A vida é como um blog: um fluxo contínuo em transição. Um rio de acontecimentos. Post velho, cai no arquivo. E em primeiro lugar, o agora.

Voltei!!!

Queridos Leitores,
Volto às minhas atividades de escritor e blogueiro amador. Alterei algumas configurações do blog para deixá-lo mais alegre. Encerrei as atividades de meus outros dois blogs, o "Itamaraty" e o "Identidades Culturais". Claro que esses assuntos são ainda de meu especial interesse. É que, por vezes, a labuta diária já dificulta a freqüência de postagens em um blog, quanto mais em três. Dessa forma, concentro todos os posts aqui no Essential. Sejam bem-vindos a comentar.
Abraços a todos!