Tuesday, August 22, 2006

Paulinho da Viola

Olá,
Minha querida amiga Alice deixou comigo um DVD com mais de mil músicas brasileiras. Sensacional! Encontrei ali algumas músicas que há muito não ouvia. Contudo não pude deixar de relembrar particularmente as lindas canções do Paulinho da Viola. Letras e arranjos belíssimos. Abaixo reproduzo as poesias de três dentre as que mais gosto.
As cifras (para aqueles que queiram pegar a viola e soltar a voz) podem ser facilmente encontradas na Internet, no site http://www.cifras.com.br/ . Abraços a todos!



Dança da Solidão

Solidão é lava que cobre tudo
Amargura em minha boca
Sorri seus dentes de chumbo
Solidão palavra cavada no coração
Resignado e mudo
No compasso da desilusão
Desilusão, desilusão
Danço eu dança você
Na dança da solidão
Camélia ficou viúva, Joana se apaixonou
Maria tentou a morte, por causa do seu amor
Meu pai sempre me dizia, meu filho tome cuidado
Quando eu penso no futuro, não esqueço o meu passado
Desilusão, desilusão
Danço eu dança você
Na dança da solidão
Quando vem a madrugada, meu pensamento vagueia
Corro os dedos na viola, contemplando a lua cheia
Apesar de tudo existe, uma fonte de água pura
Quem beber daquela água, não terá mais amargura


Nervos de Aço

Você sabe o que é ter um amor, meu senhor
Ter loucura por uma mulher
E depois encontrar esse amor, meu senhor
Nos braços de um outro qualquer
Você sabe o que é ter um amor, meu senhor
E por ele quase morrer
E depois encontrá-lo em um braço
Que nem um pedaço do seu pode ser
Há pessoas de nervos de aço
Sem sangue nas veias e sem coração
Mas não sei se passando o que eu passo
Talvez não lhes venha qualquer reação
Eu não sei se o que trago no peito
É ciúme, despeito, amizade ou horror
Eu só sei é que quando a vejo
Me dá um desejo de morte ou de dor



Mente ao meu coração

Mente ao meu coração
Que cansado de sofrer
Só deseja adormecer
Na palma da tua mão
Conta ao meu coração
Estória das crianças
Para que ele reviva
As velhas esperanças
Mente ao meu coração
Mentiras cor-de-rosa
Que as mentiras de amor
Não deixam cicatrizes
E tu és a mentira mais gostosa
De todas as mentiras que tu dizes

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ontem mesmo tive o prazer de ouvi-la, na voz de Marisa Monte! Encatadoramente linda!
Ótima escolha!
bjs

11:11 PM  
Blogger Rickson Rios said...

Oi Marcela,
Também adoro a versão da Marisa Monte.
Da próxima vez que fizermos um encontro musical, acho que alguma música do Paulinho da Viola vai estar no repertório... :-)
Beijos!

8:36 AM  
Anonymous Anonymous said...

Simplesmente maravilhosa essa música "Dança da solidão", especialmente na voz de Marisa Monte.

3:08 PM  

Post a Comment

<< Home